Variedade de uniformes – Como escolher peças diferentes para cargos diferentes pode ajudar a atender melhor os clientes
Primeiro, vamos simular a seguinte experiência: você entra em uma loja e precisa de ajuda para achar um produto do teu gosto. Você procura por um atendente e vê uma mulher com o uniforme do local andando pelo local apressada, se aproxima e pede auxílio. Ela te responde com: “eu não sou do setor de vendas, pode passar com o fulano ali que ele te ajuda.” Após, você vai até a pessoa indicada, ela te ajuda e você compra o que procurava no início da jornada. É chato quando isso acontece.
Situações onde procura-se uma pessoa e a chama sem olhar a identificação, ou quando os funcionários não estejam identificados com um crachá, deixa o cliente perdido, sem contar o estresse dos funcionários que, estão sendo contatados ou evitados por equívocos. Agora, o que o pode ser mudado para que o cliente, que adentra o ambiente em busca de ajuda, veja o que ele precisa? O recurso visual.
Tu, como cliente, já identificou que pessoa x trabalha no local pelo uniforme mas, sem crachá, não sabe se é a pessoa que procura. Por isso, é recomendável um traje que transmita o cargo que ocupa, identificando a hierarquia ou o setor.
Trocando em miúdos, o gerente não é o vendedor, que este não é o atendente e por assim em diante. Agora que identificamos e diagnosticamos o problema, vamos as ideias de como solucioná-lo.
Agora, do jeito certo
Agora, vamos voltar ao mesmo exemplo, mas com a mudança necessária que definimos com o diagnóstico:
Você está entrando em uma loja, a procura de um produto do teu agrado, mas precisa de ajuda para encontrar. Você avista uma funcionária com o uniforme do local andando apressada, ela está com uma camisa social e um blazer. Ao procurar um pouco mais, enxerga uma mulher, ela está utilizando uma camisa social manga curta e um colete. Você se aproxima da segunda pessoa que viu, pediu auxílio e é atendido. Após, encaminha-se ao caixa e nele tem uma terceira funcionária com uma blusa do lugar e uma jaqueta por cima.
O que entendemos de diferente?
Com as devidas mudanças, você consegue perceber que, a primeira pessoa podia ser da gerência, a segunda era a atendente, afinal você foi atendido por ela e a terceira tinha uma função diferente das outras duas. E tudo isso sem precisar de crachás!
Qualquer empresa ou negócio é como um corpo humano que depende de todos os órgãos para funcionar. Especificar cada cargo com um uniforme não é hierarquizar ou desvalorizar um dos integrantes desse organismo, é destacar e dignificar a função que cada um exerce, além de deixar mais claro para os clientes a organização e setorização do ambiente que ele adentra.