Cores transmitem sensações e informações indiretas para o nosso cérebro. Como utilizar disso para escolher melhor o uniforme da tua empresa?
Nosso olho é poderoso. Ele enxerga muita coisa. Tanta coisa que chega a, as vezes, não conseguir processar tanta informação. No século XIX, o astrônomo William Herschel descobriu com um prisma que existem cores além do que o olho vê, abaixo do infravermelho e acima do ultravioleta. Existe um infinito espectro de cores que apenas com muita tecnologia seria viável simular o que seria.
A teoria das cores
Cada cor transmite uma sensação ou sentimento. Diretores de cinema (e dentro desse processo de produção, diretores de fotografia) usam desses conceitos para desenvolver cenas e detalhes nas produções para transmitir algo. Um exemplo já muito famoso é a série Breaking Bad, que o vestuário de cada personagem em cenas ou episódios transmite a ideia do que cada um busca.
Outros exemplos são as paletas desenvolvidas nos filmes dos diretores Quentin Tarantino e Wes Anderson. Vale a pena o estudo!
Agora, segue abaixo uma lista e cores com alguns dos respectivos significados:
Branco: Transmite pureza, algo limpo. É muito convidativo e aberto a ideias. Muitos setores relacionados a saúde o usam junto do azul para transmitir essa ideia.
Vermelho: Cor forte, transmite a ideias do “querer” como a fome, o amor, a sensualidade. É utilizado por muitas empresas do setor alimentício, tanto nas embalagens como na identidade visual.
Azul: Uma cor fria que pode ser associada a harmonia e serenidade. Já teve como significado às nobrezas, com a termologia do “sangue azul”. Muito associada a área da saúde, além de ser uma cor com tons extremamente confortáveis, do azul bebê ao marinho.
Verde: Uma cor jovial, é muito utilizada em setores relacionados ao “natural”, como venda de produtos e até no varejo e setor alimentício de, por exemplo, alimentação vegetariana.
Amarelo: Uma cor bem forte e chamativa, a segurança pública utiliza dessa bastante. O amarelo também transmite uma sensação alegre e jovial.
Preto: Se você já ouviu ou leu a expressão “Nothing beats the classic”, pode ter certeza que isso é combina muito com roupas pretas. Um tom neutro, discreto, perfeito para qualquer situação. Quando em dúvidas sobre o que você quer no uniforme da sua empresa, o preto pode ser a zona de conforto perfeita! É um coringa extremamente versátil e utilizável.
Essas são algumas dicas que você pode seguir para montar o seu uniforme! Se quiser conhecer mais sobre as cores, o que elas podem significar, sinta-se à vontade, procure bastante até achar o conforto que procuras. E, mais importante, faça o seu uniforme a cara da sua empresa.
Gostou? Entre em contato com a Santirella e vamos trabalhar juntos!